This happens. This is something that happens.

frantfsilva@gmail.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

All Quiet on the West Wing

Os Homens do Presidente ('The West Wing' no seu original) foi, sem dúvida, uma das melhores séries (senão a melhor, arrisco dizer) que alguma vez vi, e que apareceu na minha vida numa altura absolutamente perfeita. Vi tudo isto num tempo recorde de três meses e pouco, tal foi a sede e enamoramento. Foram muitos os anos em que soube que tinha de ver isso um dia qualquer no futuro, mas a hipótese de ver as 7 temporadas em dvd e sem paragens foi uma experiência irrepetível. Este é um projecto notável, que nos agarra desde o primeiro minuto, e nos transporta para o interior do maior circo político do mundo: A Casa Branca e os dois mandatos do Partido Democrata que acompanham a acção entre as séries. Se é chegado o momento, como o que vemos abaixo (um dos mais brilhantes de toda a série, que fecha a segunda temporada), de considerar hipóteses e de se avançar sem medo, é para mim também o momento ideal para rever tudo isto, do início ao fim, uma vez mais. Agora que conheço melhor as personagens, agora que aprendi alguma coisa sobre aquela política e os seus sistemas únicos, agora que conclui que estou perante um exercício dramático televisivo como poucos, senti um chamamento de regresso, o dever de pegar nas armas de novo, tal como Martin Sheen, o inesquecível presidente Bartlet. E sei que vai saber tão bem ou melhor do que a primeira vez. É hora.

Obrigado Gonçalinho. Sem ti este post nunca teria existido.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

If you're going to heaven, you might as well go first class all the way

Provavelmente estamos a falar do mais influente (e notável) disco de jazz de todos os tempos, e a verdade é que cada vez que o ouvimos descobrimos algo novo. Não deixo por isso de concordar com o baterista deste trabalho, Jimmy Cobb, que disse que "Kind of Blue must have been made in heaven". Não existe uma melhor definição para qualificar o extraordinário trabalho de Miles Davis e do resto da banda.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Still and will always remains


Charlize Theron, por Sheryl Nields

Our bed we live, our bed we sleep
making love and I become you
flesh is warm with naked feet
stabbing thorns and you become me
oh, I'd beg for you. Oh, you know I'll beg for you.

She holds my hand we share a laugh,
slipping orange blossom breezes
love is still and sweat remains
a cherished gift unselfish feeling...
oh, I'd beg for you. Oh, you know I'll beg for you.

She tells me things, I listen well
drink the wine and save the water
skin is smooth, I steal a glance
dragon flies "er" gliding over...
oh, I'll beg for you. Oh, you know I'll beg for you.

Pick a song and sing a yellow nectarine
take a bath, I'll drink the water that you leave
if you should die before me
ask if you can bring a friend
pick a flower, hold your breath
and drift away...

Bela música esta, 'Still Remains'. Encontram-na no álbum 'Purple', dos Stone Temple Pilots (1994). Não sei porquê, mas uma letra destas tem escrito Charlize por todos os lados.

Realizadores para 2010 - Vincente Minnelli

Mais um ano em que continuo a descoberta absolutamente surreal de que o cinema não tem fim. E se há uma falha imediata que tenho de emendar é ver o que fez um senhor chamado Vincente Minnelli. Já estive perdido vários minutos por 'Some Came Running', 'The Bad and the Beautiful' e 'Brigadoon', mas é em 'Meet Me In St. Louis' que a falha se acentua mais por nunca ter visto o filme, somente os belíssimos momentos de Judy Garland e a sua voz fenomenal. Tenho uma paixão por este cinema clássico americano de estúdio e em Tecnicolor que é uma coisa parva, não sei porquê mas lembra-me a minha infância, e as tardes e noites em casa de avós numa altura em que a RTP passava estas coisas, que me ficaram marcadas. É por isso que vou começar a ver este ano o que puder de Minnelli, e é certo que vou começar por aqui. Já não se fazem momentos assim.

Sobre Vincente Minnelli:

>>> Senses of Cinema
>>>
IMDB
>>> Wikipedia

Com tecnologia do Blogger.